Linhas de Pesquisa

 

Estuda-se principalmente compostos de rutênio (II ou III) e ósmio (II ou III), coordenados a aminas, fosfinas e/ou fosfitos. Explora-se a cinética e mecanismo reacional, enfatizando o efeito e influência trans dos ligantes fosforados, os quais são usualmente empregados como ligantes auxiliares em catálise homogênea. Estudos recentes tem sido dirigidos para transferência de carga entre centros metálicos, tendo diaminas, difosfinas ou ditióis como ligante-ponte.
Estuda-se também a ativação de pequenas moléculas, principalmente CO e NO. Dentro da química do CO, realiza-se experimentos de reação de deslocamento de gás d’água, catalisado em fase homogênea por complexos de rutênio. Ainda na área de catálise homogênea, estuda-se reações de polimerização via metátese, empregando-se complexos de rutênio como catalisadores.
O objetivo maior dos estudos catalíticos é o desenvolvimento e caracterização de sistemas organometálicos para ativação e utilização de CO e NO, procurando investigar etapas mecanísticas que sejam chaves nos ciclos catalíticos.
Investiga-se o desenvolvimento de complexos modelos tipo trans-[Ru(NH3)4L(NO)]X3 onde as propriedades do ligante NO possam ser moduladas em função do ligante auxiliar. Estes complexos possuem potencial aplicação como fármacos e/ou catalisadores. Alguns destes compostos já apresentaram atividade hipotensora in vivo.
O grupo também se dedica ao desenvolvimento da química da aguardente de cana-de-açúcar. Procura-se conhecer a composição orgânica e mineral desta bebida e os fenômenos relacionados com sua produção e envelhecimento, na tentativa de melhorar sua qualidade organoléptica, bem como eliminar produtos indesejáveis à saúde humana.
Mais recentemente estuda-se também compósitos de polímeros-óxidos e polímero-heteropolimentalatos com ênfase na produção de materiais catalíticos, sensores químicos e possíveis redes holográficas.

 Posted by at 16:34